quarta-feira, 20 de maio de 2009

MAIS VISITAS

Nos últimos dias, recebemos mais visitas interessantes.

O prof. Marco Buti nos visitou, e passamos horas conversando e ouvindo comentários valiosos sobre o nosso trabalho.
No dia seguinte, o prof. Marco Giannotti nos visitou novamente. Aparentemente ele gostou mais do nosso trabalho neste dia :)
E recebemos a visita de dois amigos, o Nilton Bueno (que aparece nas fotos seguintes) e o Tony (que não aparece nas fotos...), ambos passaram a tarde e parte da noite conosco, mantendo uma conversa extremamente proveitosa.

CONTAGEM REGRESSIVA

Estamos a poucos dias da abertura da nossa exposição, e, aproveitamos para colocar aqui o convite!
Ao clicar na imagem acima, uma versão maior dela será aberta, podendo-se ver por exemplo um mapinha esquemático com a localização da galeria onde o nosso trabalho estará exposto.

É interessante notar que a "cena artística" de São Paulo está bastante movimentada: no mesmo dia, na parte da manhã, há a abertura de uma exposição de um de nossos professores, o Carlos Fajardo (http://www.mapadasartes.com.br/listann.php?pid=10861), ou seja, quem quiser pode aproveitar pra ver as obras do Fajardo, e depois dar um pulo na Liberdade pra almoçar quitutes orientais e claro, dar uma passada na Cinesol e ver o nosso trabalho e tomar uns drinks no Oço Club!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

EXPOSIÇÃO DO CÓDIGO!

O Ateliê Código tem o prazer de anunciar a sua exposição oficial, cuja abertura ocorrerá no dia 23 de maio de 2009, sábado, às 16h, na Galeria Cinesol e no espaço Oço, ambos na Liberdade, São Paulo.

Estamos realizando os últimos preparativos e, em breve, postaremos mais informações aqui.

A Cinesol e o espaço Oço formam junto com o sebo Arquipélago uma interessante opção cultural no centro de São Paulo. Por exemplo, no Oço, há um bar que oferece não apenas bebidas, mas também música para os freqüentadores: um acervo com mais de 500 LPs; além disso, eles permitem que as pessoas levem seus próprios discos para ouvir lá. O sebo Arquipélago, tem um extenso estoque (também) de LPs, e claro, livros, especialmente de política e história brasileira.

Os 3 espaços compartilham o mesmo endereço: Praça Carlos Gomes, 115, Liberdade, São Paulo-SP. Blog do Oço Lounge: http://blig.ig.com.br/ococlublounge

VISITAS

O Código recebeu algumas visitas de alunos e professores do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (conhecido como CAP).


No dia 24 de abril, estiveram presentes o artista plástico e professor Carlos Fajardo e alguns de seus alunos de uma das disciplinas de pintura do CAP. Houve um bate papo informal a respeito das obras sendo produzidas no ateliê.









E no dia 5 de maio de 2009, o também artista e professor Geraldo S. Dias e alguns de seus alunos realizaram uma visita ao Código, com comentários e considerações sobre o trabalho dos integrantes do ateliê.



quinta-feira, 2 de abril de 2009

Série Paisagens Paulistanas - André Ricardo

A série de trabalhos que venho desenvolvendo no campo da pintura e do desenho tem, como ponto de partida, o interesse em discutir sobre o ato da observação. Partindo de um mesmo tema, como por exemplo, uma única paisagem, realizo uma série de trabalhos. Nesta atividade exaustiva de investigação do olhar, procuro recriar, no espaço pictórico, os elementos retidos pela experiência da observação. Além disso, proponho varíações que vão desde a fatura pictórica até as dimensões das telas.O conjunto "Paisagens Paulistanas" esta entre minhas realizações mais recentes. Das janelas do Ateliê Código encontro uma vista privilegiada para a cidade. A relação entre o verde e a massa dos edifícios, o contraste entre as diferentes construções e a densidade do ar, são alguns dos detalhes que mais chamam minha atenção.


André Ricardo – “Paisagem Paulistana – Variações VII” – óleo e acrílica s/tela – 30x40 – 2009


André Ricardo – “Paisagem Paulistana – Variações VI” – óleo, acrílica e têmpera s/tela – 100x100 – 2009




André Ricardo – “Paisagem Paulistana – Variações V” – óleo, acrílica e têmpera s/tela – 90x110 – 2009.



André Ricardo – “Paisagem Paulistana – Variações” – óleo, acrílica e têmpera s/tela – 30x40 – 2009.


André Ricardo – “Paisagem Paulistana – Variações IV” – óleo, acrílica e têmpera s/tela – 40x50 – 2009



André Ricardo – “Paisagem Paulistana – Variações III” – óleo, acrílica e têmpera s/tela – 30x60 – 2009





quarta-feira, 1 de abril de 2009

Trabalhos realizados entre janeiro e março de 2009 - Luciano Deszo/LSD

Nestes meses de ateliê, eu dei continuidade ao que vinha pesquisando durante os últimos meses de 2008.

Eu estava profundamente incomodado com a contaminação do meu olhar pelas imagens midiáticas.

A partir de um álbum de fotografias perdido em casa, com imagens feitas num parque de diversões em meados da década de 1990, comecei a pintar imagens onde o ponto de vista é perdido, confuso. Ao mesmo tempo, comecei a pensar mais na cor como elemento construtivo, e não a forma, ou, o desenho. Os primeiros resultados foram imagens que em alguns casos ficavam no limite entre a figuração e a abstração, o que de certa forma agradava-me. Em alguns momentos, porém, tentei experimentar fazer algo mais figurativo, definido, e, dedidi-me tentar o caminho oposto a esta figuração, trabalhando mais as massas de cor, e, mantendo o ponto de vista não-frontal, perdido, confuso. Desta forma tento livrar-me do incômodo dum olhar saturado por uma maneira de ver moldada por anos e anos vendo imagens disparadas por diversas formas de mídia.

Eis alguns dos trabalhos realizados nestes meses. A ordem cronológica é: os mais novos estão mais abaixo e os mais antigos, mais para cima.


Luciano Deszo, "Esquina", 70x120cm, óleo sobre tela, 2009.

Este é o único que não pertence à série de quadros feitos a partir de imagens de parques de diversões. Os demais abaixo, são todos da mesma série.


Luciano Deszo, "Looping Star, Upside Down", 120x70cm, óleo sobre tela, 2009.


Luciano Deszo, "Super Jet: Terminando", 70x120cm, óleo sobre tela, 2009


Luciano Deszo, "Super Jet: Mergulho", 130x140cm, óleo sobre tela, 2009


E por fim, um "work in progress". Farei algumas alterações, creio eu.
Luciano Deszo, "Looping Star: Escalando", 90x130cm, óleo sobre tela, 2009.

Para ver mais trabalhos meus: http://lucianosd.blogspot.com

terça-feira, 24 de março de 2009

INAUGURAÇÃO

Após alguns poucos meses de atividade, o CÓDIGO dá início à sua agenda de eventos. Estão previstos debates, um workshop, mostras e aulas. Com isso, prosseguimos cumprindo o projeto apresentado à Secretaria de Cultura, promovendo uma série de atividades para o público.

O ponto inicial desta agenda é a inauguração do ateliê.

Trata-se de um evento que consiste numa mostra compacta dos trabalhos já realizados no espaço onde estamos desde janeiro, acompanhada de uma reunião social aberta a quem desejar comparecer.

Esta inauguração ocorrerá no dia 27 de março de 2009, a partir das 21h, no próprio ateliê.


FORA DO CÓDIGO
Alguns artistas do CÓDIGO foram selecionados para expor trabalhos no Programa de Exposições do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto, durante o ano de 2009.

Os selecionados foram André Ricardo, Luciano Deszo e Maura Grimaldi. O André irá expor em junho, o Luciano em maio (abertura marcada para 8 de maio) e a Maura exporá em outubro, durante a Semana de Fotografia do MARP.

Detalhes sobre datas e os trabalhos a serem expostos serão colocados aqui no momento oportuno.